Economizar energia é, além de uma necessidade econômica, um dever que temos com a preservação do nosso planeta. A seguir listamos algumas dicas de implementação simples que você pode adotar para reduzir a sua conta e contribuir com o meio ambiente.
RESIDÊNCIAS
Segundo o PROCEL (Programa de Conservação de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia), os maiores responsáveis pelo consumo de energia elétrica nas residências do Brasil são:
– Geladeiras e freezers: 27%
– Aquecimento de água (chuveiros e boilers elétricos): 24%
– Ar condicionado: 20%
– Iluminação: 14%
Então para reduzir o seu consumo de energia você deve focar nos principais consumidores da sua residência. Os números acima representam uma média nacional que variam por região e por tamanho do imóvel. Na sua casa este balanço pode ser um pouco ou até muito diferente, daí a importância de conhecer o seu perfil de consumo. Para isto a E2 oferece o aplicativo Conta Certa, que pode ser obtido gratuitamente no Google Play.
Para todos os equipamentos elétricos, na sua próxima troca priorize os que possuem selo de eficiência energética do PROCEL, categoria A (os mais eficientes).
Agora então vamos às dicas por tipo de aparelho:
– Geladeiras e freezers
– Mantenha a borracha de vedação em boas condições e substitua quando ficar ressecada e começar a soltar pedaços;
– Não ponha alimentos quentes dentro da geladeira ou freezer, espere esfriar;
– Ajuste o termostato para a mínima temperatura que mantenha os alimentos refrigerados ou congelados;
– Mantenha as áreas de ventilação nas laterais e traseira do equipamento conforme recomendações do manual;
– Não ponha roupas para secar na traseira do equipamento.
Chuveiros Elétricos
– Certifique-se de que a instalação elétrica utiliza cabos de bitola apropriada e conexões elétricas feitas utilizando boas práticas de instalações elétricas. O chuveiro elétrico é um consumidor intensivo de eletricidade e falhas na instalação, além de perigosas, podem “roubar” muita energia;
– Reduza e motive sua família a reduzir o tempo dos banhos. O banho é uma atividade de assepsia do nosso corpo e sua duração deve ser suficiente apenas para isso. Esta precaução gera economia de água, além de energia;
– Ajuste a temperatura do chuveiro, sempre que possível, para a posição VERÃO ou mesmo para a posição DESLIGADO. A função do aquecimento não é sentir calor durante o banho, e sim não sentir frio;
– Se puder, instale um sistema de aquecimento solar de água. Isto vai lhe gerar muita economia ao não utilizar os chuveiros elétricos.
Boilers Elétricos
– São também válidas aqui as dicas sobre a instalação elétrica,duração dos banhos e aquecimento solar;
– Concentre os banhos da família numa mesma faixa de horários (por exemplo de 6 as 10 da noite) e instale um disjuntor programável para ligar e desligar o boiler automaticamente nesses horários;
– Realize as tarefas de manutenção do boiler de acordo com o manual, por exemplo a troca de água do reservatório normalmente uma vez por ano. A água possui minerais que se acumulam no reservatório e diminuem a sua eficiência.
Ar-Condicionado
– Execute as tarefas de manutenção previstas no manual, em especial a limpeza dos filtros de ar;
– Mantenha as instalações elétricas em bom estado conforme já citado;
– Ajuste o termostato para a máxima temperatura que elimine o desconforto do calor. Esta temperatura está na faixa de 22 a 24º C. O ar condicionado não deve ser utilizado para que sintamos frio, e sim para que não sintamos calor;
– Alguns aparelhos possuem uma programação que desliga o equipamento após algumas horas de funcionamento. Este pode ser um bom recurso de economia se você vive numa área com boa ventilação natural.
– Priorizar, dentre os equipamentos com selo PROCEL classe A, os que utilizam a tecnologia “inverter”, que são ainda mais eficientes do que os outros da mesma classe.
Iluminação
– Priorize o uso de lâmpadas com selo de eficiência energética classe A. As lâmpadas Led, além de mais duráveis, são as de menor consumo. Em seguida vêm as fluorescentes. As lâmpadas de maior consumo são as halógenas e dicroicas, se puder evite-as;
– Se pude instale sensores de presença nos cômodos da casa;
– Para a iluminação externa, instale células fotoelétricas que ligam as lâmpadas automaticamente no período noturno.
Outros Equipamentos
– Ferro elétrico – outro consumidor intensivo de energia. Junte as roupas que pretende passar e passe tudo de uma vez. O tempo de aquecimento do ferro representa um desperdício considerável!
– Secador de cabelos – Mais um vilão! Conscientize a família para encurtar o tempo de uso;
– Máquina de lavar roupas – Programe a máquina para o menor ciclo que produza um resultado satisfatório e evite selecionar o aquecimento da água; evite acionar a máquina com uma quantidade pequena de roupa;
– Máquina de secar roupas – Por incrível que pareça esta pode ajudar a economizar. Como ela aquece, para roupas de alguns tecidos adequados ela pode dispensar o uso do ferro de passar, se ao retirarmos as roupas ainda quente passarmos as mãos sobre elas e dobrarmos ou pendurarmos imediatamente;
– Stand-by de equipamentos – Desligando da tomada os equipamentos durante o período em que não estão sendo utilizados pode economizar de 1 a 2% do valor da sua conta.
Comércio
Os principais consumidores de energia em imóveis comerciais variam consideravelmente de acordo com o ramo de atividade do negócio. Em sua maioria, no entanto, os maiores consumidores são o ar condicionado, a iluminação e as máquinas e equipamentos específicos daquele ramo. As dicas dos dois primeiros são similares às dos imóveis residenciais.
Consulte a E2 para obter aconselhamento de eficiência energética específicos para reduzir os custos de energia elétrica do seu negócio.