Soluções
Energia fotovoltaicaEnergia fotovoltaica
Aplicações
A E2 atua em todo o ciclo de integração de sistemas fotovoltaicos, desde o projeto, fornecimento de equipamentos das melhores marcas, instalação e assistência técnica.
Energia fotovoltaica
Sistemas
BIPV
O BIPV (Building-Integrated Photovoltaics) é uma tecnologia que harmoniza arquitetonicamente os painéis fotovoltaicos à edificação onde serão instalados. Embora possua menor eficiência energética, o BIPV se integra naturalmente ao imóvel, tornando-se a solução de escolha sempre que se desejar aliar a redução dos custos de energia à estética.
ON GRID
Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on-grid) foram regulamentados no Brasil pela Resolução 482 da Aneel, de 2012. O uso destes sistemas permite ao usuário a geração de energia fotovoltaica no imóvel de sua responsabilidade, utilizando-a para consumo próprio ou, em caso de haver excedente, para compensação da energia recebida da concessionária, por meio do fornecimento deste excedente à rede elétrica.
O medidor é bidirecional e ao final do ciclo de faturamento (mensal) a energia produzida no imóvel é abatida do consumo total, possibilitando a redução quase total da conta, persistindo apenas a tarifa de disponibilidade do sistema e a contribuição de iluminação pública. O eventual excedente é convertido em créditos que o cliente da concessionária pode usar no mesmo imóvel ou em outros de sua responsabilidade, em até 36 meses.
O sistema on-grid é mais simples e de menor custo, mas possui o inconveniente de deixar o imóvel sem energia quando o fornecimento de energia da rede elétrica é interrompido. Esta é uma regulação da ANEEL que visa a proteção dos trabalhadores das concessionárias quando da interrupção do fornecimento de energia da rede.
OFF GRID
Historicamente os sistemas isolados ou “off-grid” foram os primeiros a surgir, para geração de energia em áreas remotas sem conexão à rede elétrica, como fazendas e estações remotas de telecomunicações.
Neste caso, como não temos a “bateria infinita” do grid, é necessário dispor de um banco de baterias que armazenará a energia excedente. Durante o dia, os painéis solares alimentam as cargas de corrente contínua (DC), as de corrente alternada (AC) por meio de um inversor e o excedente carrega as baterias. À noite, as baterias alimentam as cargas DC e AC.
No sistema isolado a inteligência fica a cargo do controlador de carga, sendo por isso o inversor mais simples que o do sistema on-grid.
HÍBRIDO
A E2 também oferece o gerador de energia solar Híbrido:
Com a ajuda de baterias este kit gerador junta a capacidade de injetar energia na rede da concessionária como os sistemas On-Grid com a disponibilidade da energia do sistema Off-Grid no caso de falta de luz ou período noturno onde o sistema On-Grid geralmente desliga.
Vantagens:
Continua fornecendo energia mesmo à noite ou no caso de falta de energia da concessionária.
Usa baterias para fornecer energia ininterrupta.
Possibilita desconto na conta de luz pela geração de energia.